O Sexto Sentido

Autor: Rav Michael Laitman


A ciência e a filosofia avançam junto com o avanço da humanidade. E hoje, todos os cientistas e filósofos concordam que a investigação que o homem faz do mundo à sua volta é limitada.

É possível dizer que o ser humano é como uma “caixa preta” que sente, entende e recebe somente o que vem de fora. Em todas nossas investigações, nós somos limitados pelos nossos cinco sentidos. E todos os instrumentos que construímos, e os quais deverão ser construídos no futuro, não escapam das limitações dos nossos cinco sentidos. Eles meramente ampliam as fronteiras dos nossos sentidos.

Isto se deve ao fato de que nós somos incapazes de imaginar o que falta aos nossos sentidos. Isto é, que outro sentido adicional nós precisamos a fim de reconhecer a verdadeira realidade à nossa volta. Nós não sentimos falta disso, assim como nós não sentimos falta de um sexto dedo em nossas mãos. Aquilo do que não sentimos falta não pode ser algo que viríamos a requerer. Dessa forma, todas as investigações do nosso mundo são apenas de acordo com nossos cinco sentidos, e não conseguimos começar a ver, sentir e entender o que está além dos nossos sentidos. Estes são as limitações de nossas concepções.

Além disso, nossa imaginação é o produto dos nossos cinco sentidos, e das experiências que se originam deles. Nós não podemos imaginar nenhum objeto ou criatura que não se assemelha a algo familiar para nós em relação aos nossos cinco sentidos.

Se eu quiser, por exemplo, que alguém desenhe para mi alguma criatura de outro planeta, certamente ele a desenharia de acordo com os elementos que nos são familiares no nosso mundo. E se eu pedisse para você descrever algo imaginário, você sem dúvida me falaria de algo que é muito similar a este mundo.

E isto exemplifica todas as nossas limitações: todos nós vivemos dentro de um mundo pequeno, e nós somos incapazes de sentir, e, dessa forma, imaginar, qualquer coisa fora dele. E, uma vez que nossas limitações são absolutas, nenhuma ciência ou filosofia pode nos ajudar a entender o que está além desse mundo.

Pode ser que no mesmo espaço, em outras dimensões, existem outras criaturas, outros mundos. E nós não somos capazes de senti-los porque nos faltam os vasos (recipientes) necessários – os sentidos para senti-los. Pode ser que nesse outro mundo, mais vasto que o nosso, podem ser encontradas as razões para nossa existência, para todos os incidentes que ocorrem conosco, e o motivo para nossa morte, E nós, sem saber dessas causas, vivemos sem o conhecimento verdadeiro e sem um objetivo verdadeiro, como um estado inconsciente no nosso mundo.

Existem pessoas no nosso mundo que recebem sentidos adicionais que tornam possível para eles sentirem a existência mais ampla que nos cerca. Essas pessoas são chamadas Cabalistas, uma vez que eles sabem como receber um conhecimento superior ao nosso conhecimento.

Essas pessoas dizem que à nossa volta existem mundos acima do nosso. E todos esses mundos são como camadas de uma cebola, entre as quais o nosso mundo se encontra no centro de todos esses mundos. E nós, que existimos neste mundo, somos capazes de sentir apenas este mundo, a menor esfera em toda a existência. E nós nascemos, vivemos e morremos nesta esfera que chamamos de mundo.

Os Cabalistas nos dizem que “este mundo” é chamado assim porque este é apenas um pequeno fragmento da verdadeira realidade que somos capazes de perceber com nossos sentidos. E se nós pudéssemos desenvolver sentidos adicionais, então o que sentiríamos com eles seria chamado de “o mundo vindouro”.

O método que pode nos levar a sentir e experimentar o mundo vindouro é chamado Sabedoria da Cabala.


Tradução de: The Sixth Sense

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada