Da Boca de um Homem Sábio – Prefácio

Autor: Rav Michael Laitman

Cabalistas estão convencidos de que todas as pessoas têm que estudar a Ciência da Cabala. Se elas não o fizerem nessa vida, elas terão que voltar para esse mundo novamente e aprender essa ciência. Sobre o que especificamente é a Ciência da Cabala? Por que as pessoas têm que dominá-la e se elas não o fizerem, suas vidas não terão valido nada? Por que a perfeição do ser humano depende do conhecimento da Cabala?

Para entender essas questões, nós precisamos assumir o método Cabalista de definição – “O incompreensível não é descrito” (nenhum nome é dado a coisas que não podem ser identificadas). Nós estamos falando aqui sobre coisas que estão além de nossa compreensão, a essência da Força Superior, por exemplo. Cabalistas até recusam discuti-la teoricamente, tentar identificá-la ou nomeá-la.

É por isso que, quando Cabalistas falam sobre a Força Superior, eles não se referem à sua essência; eles se referem à Luz que vem dela. O “Infinito” na Cabala é a luz emitida pela essência da Força Superior. Estudiosos Cabalistas definem a Luz vindo do Criador para a sua criação como infinita e nomearam-na “Infinito.”

Há uma lei inabalável para os Cabalistas de que até o pensamento sobre a Força Superior é proibido porque é um tanto impossível concebê-la. Além disso, é impossível nomeá-la, uma vez que se nós tentássemos, isso significaria que a entendemos num certo nível.

No entanto, a Luz que vem da Força Superior pode ser pesquisada, analisada, e então nomeada e caracterizada com base nessa análise. Todos nós recebemos essa Luz, a qual define a essência de nossa existência. É por isso que o seu estudo e aplicação correta é nossa responsabilidade nessa vida; fazendo isto, nós estudamos o efeito da Força Superior sobre nós. Esse conhecimento é a essência da Cabala. Esse conhecimento, de fato uma ciência, e a sua correta aplicação ajuda a nos preenchermos da Luz da Força Superior. É uma recompensa gloriosa para nossos esforços.

O Zohar nos conta que todos os Mundos Superiores foram criados para levar cada pessoa à perfeição. No começo, este foi o motivo para a criação do Universo. Como dito no Zohar, “O fim da ação está na idéia da criação.” Todos os mundos, até o nosso mundo e o homem neste mundo, foram criados para satisfazer o desejo de levar o maior prazer através da Luz. E o homem consiste de duas substâncias, uma dentro da outra – uma alma dentro do corpo físico.
Dessa forma, no começo, o homem foi colocado pela Força Superior na sua mais baixa condição – o corpo físico com sua alma. E então, através de um sistema de mundos descendentes, a Força Superior o afeta a fim de desenvolver sua alma, um recipiente da Luz, até que ela esteja cheia de luz. Pois é dito: “E a terra estará cheia do conhecimento do Criador, e todos conhecerão a Ele”.

A alma humana consiste de 613 desejos a serem preenchidos com a Luz Superior. No começo, esse desejo é egoísta, tendo a intenção de ser satisfeito somente para seu próprio bem. Como resultado de aprender a Cabala, o homem desenvolve uma nova intenção, de acordo com a qual todo desejo seu, do menor até o mais extenso, será satisfazê-lo para o bem da Força Superior.

Esta mudança gradual em intenção do egoísta para o altruísta é chamada de ato de correção. De acordo com sua similaridade à Força Superior, o desejo corrigido é preenchido com a Luz Superior, com a sensação do seu Poder, o Criador. Depois das intenções de todos os 613 desejos serem corrigidos, o homem absorve toda a Luz que vem da Força Superior dentro dele pessoalmente. Tal condição é chamada “Correção Pessoal.” Dessa forma, o homem se torna um com a Força Superior.

Todas as almas são diferentes em suas qualidades. Essa diferença em qualidades é o motivo das criaturas terem diferentes características. Mas as diferenças ou semelhanças entre as almas não depende das suas qualidades. Elas dependem da intenção individual egoísta de cada alma de satisfazer-se com a Luz. Quando a pessoa corrige esta intenção, ela junta a sua alma a outras almas e adiciona o desejo e a Luz delas à sua própria. Tal condição é chamada de a “Correção Final da Alma.” O preenchimento completo com a Luz Superior é chamado de o “Universo do Infinito.” Esta condição traz a consciência completa do Infinito, perfeição, paz e conhecimento total.

As ações de um homem prosperando em alcançar os Mundos Superiores são as seguintes:

1. A correção de sua intenção do egoísta para o altruísta. Um desejo, a ser satisfeito pela Luz Superior, deve tornar-se altruísta, e similar à Força Superior.
2. O desejo corrigido é preenchido com a Luz Superior. Como resultado, o homem começa a entender as qualidades da Força Superior, seus objetivos, a idéia de sua criação. E esta é a recompensa dele.

Até tal condição da alma ser alcançada, ela terá que retornar a esse mundo repetidas vezes, pois é somente durante a vida nessa Terra que é possível alcançar o nível mais alto, o Mundo do Infinito, a completa unidade de todas as almas quando elas são preenchidas com a Luz Superior. É por isso que cada geração repete a anterior, ou seja, as mesmas almas reaparecem em corpos diferentes.

Isto explica a significância prática da ciência da Cabala.


Tradução de: From the Mouth of a Wise Man – Foreword

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada