A Alma como um Sistema no Modelo do Universo

Autor: Rav Michael Laitman


Sistema – é um conjunto de elementos que existem em relação, e em conexão, uns com os outros, o qual gera certa integridade – unidade.


Características do Sistema

Em nossa opinião, a alma é um sistema integrado e completo do universo, cuja principal característica é a integridade, isto é, a incapacidade de reduzir qualquer sistema a uma soma de suas partes. Isto significa que onde existe uma alma comum, denominada "Adão", apenas esta alma realmente existe. Todas as partes que se desprenderam dela não são partes suas separadas, mas algo completamente diferente. Num nível onde elas novamente se re-unem nesta estrutura comum, elas já formam um único organismo comum. Ou seja, todo e qualquer estado de cada alma individual, de cada objeto individual, é definido apenas pelo grau em que esta esteja conectada com os demais objetos. Somente assim poderemos encontrar o seu nível ou grau, a fim de indicar o seu estado, e definir sua qualidade. Podemos caracterizá-la apenas num nível em que ela é compatível com os outros objetos, bem como um nível no qual estes objetos separados, estas almas separadas, interconectam-se entre si; ou seja, uma certa associação, integridade, essência, estrutura, e ordem surge entre elas. Esta estrutura tem uma qualidade completamente nova e diferente. Não é apenas uma soma destes objetos separados, mas uma criação qualitativamente diferente. É o que elas criam juntas, graças à interconexão entre si. O que está sendo criado é um novo desempenho, um sistema totalmente novo.


Hierarquia

Cada componente de um sistema vê a si próprio como sendo a parte mais importante, o princípio organizador das partes restantes. Cada componente de um sistema se comporta exatamente da mesma forma. Cada alma individualmente é a principal em relação ao restante delas.

Quer dizer, como resultado da separação da alma comum em partes, e a subseqüente re-conexão, temos uma situação em que umas se impõe sobre as outras, e cada uma delas adquire as qualidades desta união. É aceitável, sob certas condições, que a quantidade de almas individuais após a quebra da alma original, um objeto coletivo, seja de seiscentos mil.

Assim, tínhamos uma única alma, que se quebrou em seiscentos mil pedaços, e agora, re-unidos, formam um novo sistema equivalente ao original, multiplicado por seiscentos mil: estas são as seiscentas mil almas, vivendo e se impondo umas sobre as outras. Isto significa que recebemos um sistema que é absoluto, porque cada um dos seus elementos é o principal, definindo e conectando todo o restante ao mesmo tempo, permitindo que os outros se conectem a ele.


Pluralidade de descrições

A pluralidade de descrições resulta do fato de que todo objeto original é composto por quatro níveis: inanimado, vegetal, animado, e humano. Cada um desses níveis, por sua vez, é composto por subníveis, etc.; isto significa que, em princípio, a natureza é ilimitada em cada uma de suas partes e na sua total interação. É por isso que podemos descrever um sistema, estruturá-lo em cada um dos seus níveis, e analisá-lo de vários ângulos, que em geral são equivalentes. Não podemos dizer qual dessas partes é melhor, pior, maior ou menor, porque se o sistema é perfeito (e se torna assim no final; então qualquer aspecto dele é igualmente perfeito. Ele só demonstra essa perfeição de uma maneira diferente - numa linguagem diferente. Um homem pode ser descrito como uma planta, um animal, um elemento biológico, social ou espiritual. Isso incluirá todas as suas informações.

Aos olhos de um psicólogo ou um filósofo a personalidade de um ser humano é um objeto sistemático, pois é uma parte dos diferentes sistemas (físico, social, etc.); um ser humano é um sujeito ativo; e a própria personalidade é um sistema especial, pois é um sistema aberto, em desenvolvimento. A este respeito, algumas características específicas podem ser adicionadas às mais comuns, tais como a existência proposital de técnicas complexas de vida e sistemas sociais, e sua capacidade de auto-organização - alterar sua própria estrutura.
A Ciência da Cabalá tem uma oportunidade de examinar a alma humana como um sistema aberto de auto-desenvolvimento do universo, e de procurar por novas características deste sistema e novas formas de seu funcionamento.


Tradução de: Soul as a System in the Model of the Universe

Postagens mais visitadas deste blog

Condições para se Revelar o Conhecimento Cabalístico

Livros sobre a Cabala autêntica

Série Cabala Revelada